Como o Direito Previdenciário Empresarial pode melhorar a sua empresa.

capa

Como o Direito Previdenciário Empresarial pode melhorar a sua empresa.

Direito Previdenciário Empresarial


Engana-se que o Direito Previdenciário envolve somente aqueles segurados que trabalham com carteira assinada, pagam o INSS, passam a receber a aposentadoria e outros benefícios. Essa área tem uma atuação muito forte dentro da empresa e, quando, dada a atenção devida, pode trazer muitos benefícios, principalmente, financeiro.

Ocorre que poucas empresas dão a atenção devida à área previdenciária.

A Previdência Social gerencia o apoio financeiro destinado a:

• Cobrir acontecimentos associados a morte, doenças, invalidez e velhice;

• Proteger a maternidade;

• Dar cobertura ao trabalhador, especialmente quando ele estiver sem emprego;

• Oferecer salário família e auxílio reclusão para pessoas dependentes dos trabalhadores que integram a classe de baixa renda;

• Fornecer pensão ao cônjuge, companheiro e dependentes caso o trabalhador venha a falecer;

O Direito Previdenciário Empresarial pode ser considerado um bom investimento para qualquer empresa. Ele ajuda a analisar diferentes situações que envolvem a carga tributária do setor previdenciário, como os tributos que incidem sobre a folha de pagamento dos funcionários.

Ainda, envolve toda gestão dos empregados afastados, fazendo todo acompanhamento dos pedidos de afastamento, desde o primeiro atestado até o efetivo retorno do empregado ao trabalho.

A empresa que atua de forma preventiva e com comprometimento em relação às determinações do sistema jurídica, ou seja, respeitando as regras (estando em compliance), ganha mais credibilidade no mercado e reduz as possibilidades de prejuízos financeiros.

Até pequenas falhas podem causar danos ao orçamento empresarial, causando prejuízos e ameaçando a estabilidade financeira do negócio.

Sem falar que agir dentro da legislação previdenciária é fundamental para que a empresa possa concorrer às licitações.

Uma assessoria no âmbito previdenciário empresarial traz muitos benefícios e vantagens à empresa. Vamos citar alguns:

• o recolhimento correto das contribuições da Previdência Social, como a GFIP (Guia do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social);

• a diminuição das despesas com a folha de pagamento;

• a prevenção contra reclamações de natureza trabalhista;

• a gestão otimizada e a redução no número de funcionários afastados;

• a diminuição na quantidade de empregados acidentados;

• as orientações para reduzir o Risco de Ambiente do Trabalho (RAT) e o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), gerando uma significativa economia nas finanças corporativas;

• as orientações sobre: LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho), PP (Prorrogação da Perícia), CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), Histograma (ferramenta gráfica para análises estatísticas);

• um clima salutar dentro da empresa, pois os funcionários não precisarão coletar informações no ambiente externo sobre sua aposentadoria (a própria empresa irá esclarecê-los sobre o assunto).

Por tudo isso, é muito importante sim a empresa dar atenção, não só no direito do trabalho e tributário, mas também, no previdenciário.

Compartilhe

Vamos agendar um atendimento?

Fale com um especialista