Empresa não recolheu o meu INSS, e agora?
Direito Previdenciário
É muito comum a empresa registrar o contrato de trabalho, contudo, não fazer os recolhimentos do FGTS e nem do INSS.
E isso acaba prejudicando o empregado na sua aposentadoria? Sim! Acaba refletindo diretamente no valor da sua aposentadoria.
E como saber? O que o empregado pode fazer?
Primeiro, você vai baixar o CNIS e conferir se há contribuições em todos os seus vínculos de emprego.
Segundo, se não tiver, você terá que comprovar o vínculo e o valor da sua remuneração, solicitando ao INSS, através de um requerimento específico, o acerto de vínculo e remunerações no INSS.
Para isso, você precisará comprovar qual foi a sua remuneração recebida na empresa. Pode comprovar através de:
• CTPS onde informa as alterações salariais;
• Ficha ou livro de empregado comprovando a remuneração;
• Contrato individual de trabalho;
• Termo de rescisão do contrato de trabalho;
• Extrato do FGTS quando houver depósito;
• Recebidos de pagamento do salário/remuneração;
• Extrato de conta bancária, caso o valor era depositado em conta;
• Contracheques;
• Entre outros.
Esses são apenas alguns exemplos de documentos que você pode apresentar ao INSS. Mas o mais importante é você comprovar os valores recebidos durante o seu contrato de trabalho. Com isso o INSS irá fazer o acerto de vínculo e remunerações e o valor ficará correto no seu CNIS.