Empresa não recolheu o meu INSS, e agora?

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Empresa não recolheu o meu INSS, e agora?

Direito Previdenciário


É muito comum a empresa registrar o contrato de trabalho, contudo, não fazer os recolhimentos do FGTS e nem do INSS.

E isso acaba prejudicando o empregado na sua aposentadoria? Sim! Acaba refletindo diretamente no valor da sua aposentadoria.

E como saber? O que o empregado pode fazer?

Primeiro, você vai baixar o CNIS e conferir se há contribuições em todos os seus vínculos de emprego.

Segundo, se não tiver, você terá que comprovar o vínculo e o valor da sua remuneração, solicitando ao INSS, através de um requerimento específico, o acerto de vínculo e remunerações no INSS.

Para isso, você precisará comprovar qual foi a sua remuneração recebida na empresa. Pode comprovar através de:

• CTPS onde informa as alterações salariais;

• Ficha ou livro de empregado comprovando a remuneração;

• Contrato individual de trabalho;

• Termo de rescisão do contrato de trabalho;

• Extrato do FGTS quando houver depósito;

• Recebidos de pagamento do salário/remuneração;

• Extrato de conta bancária, caso o valor era depositado em conta;

• Contracheques;

• Entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos de documentos que você pode apresentar ao INSS. Mas o mais importante é você comprovar os valores recebidos durante o seu contrato de trabalho. Com isso o INSS irá fazer o acerto de vínculo e remunerações e o valor ficará correto no seu CNIS.

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