Descubra as vantagens da Auditoria Trabalhista para a sua empresa.

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Descubra as vantagens da Auditoria Trabalhista para a sua empresa.

Direito Trabalhista Empresarial


Um dos principais objetivos da empresa é não sofrer uma ação trabalhista, certo? Basta um erro, uma pequena falha que seja, para que recaiam sobre a empresa restrições legais, multas pesadas, processos e, o que pode ser ainda pior, uma mancha na sua reputação e no nome solidificado na base do trabalho de gerações.

Por mais que um empresário tente se planejar, é cada vez mais difícil prever os riscos de mercado aos quais as empresas estão expostas.

Por isso é necessário uma administração inteligente, igualmente ágil e estratégica, especialmente quando se trata de gestão de pessoas.

As relações de trabalho sofreram inúmeras mudanças e estão exigindo cada vez uma atenção especial dos empresários e não somente para evitar uma ação trabalhista, mas para o bem da própria empresa, seja na sua cultura organizacional, na produtividade ou no lucro final.

A auditoria trabalhista constitui importante ferramenta para a autofiscalização e tem como objetivo evitar passivo oculto, reduzir custos e aumentar a produtividade.

O que é a Auditoria Trabalhista?

A auditoria parte de um “RAIO X” total da empresa. É realizado um exame da real situação da Empresa x Empregado, por meio de análise criteriosa a fim de se verificar o cumprimento da legislação, as formas de vínculos trabalhistas existentes, a formalização dos documentos e os procedimentos adotados.

O trabalho é realizado nos procedimentos internos, face à legislação trabalhista e previdenciária, desde a admissão do empregado até o seu desligamento.

Quando devo buscar pela auditoria trabalhista?

Por uma questão de cultura, a maior parte dos empresários preferem investir em resolver seus problemas trabalhistas no judiciário, investindo pouco na prevenção desses problemas.

Os benefícios de uma auditoria são sentidos por qualquer empresa. Independentemente do tamanho da empresa, da quantidade de funcionários, a auditoria promove uma organização interna de processos facilitando o dia a dia da empresa e, consequentemente, evitando problemas futuros.

Não existe um momento ideal para buscar uma auditoria. Mas sem dúvida, colocar tudo em conformidade desde o início de uma empresa, ou, então, fazer um raio x da empresa que já está em andamento e corrigir o que está em desconformidade é de extrema importância para o crescimento da empresa.

Adotar essa medida preventiva evita problemas de curto, médio e longo prazo.

Quais as principais falhas encontradas em uma auditoria trabalhista?

Difícil falar em erro dentro da empresa certo? Acreditamos que as empresas contratam pessoas qualificadas para a realização de determinadas funções. Contudo, o que ocorre, muitas vezes, é a falta do conhecimento específico sobre o assunto e a falta de atenção aos riscos trabalhistas e previdenciários.

Vamos citar os principais problemas encontrados em uma auditoria:

Pagamentos a maior de verbas trabalhistas;

Lançamentos indevidos de faltas e horas extras;

Reclamatórias trabalhistas;

Multas;

Pagamentos indevidos ou a maior de INSS, FGTS, Contribuições Sindicais;

Retenção indevida ou insuficiente do Imposto de Renda na Fonte;

Terceirizações mal implantadas;

Horas extras e integrações;

Pagamentos de salário por fora/extra folha;

Colaboradores não registrados formalmente;

Benefícios acidentários concedidos aos colaboradores indevidamente;

Esses são apenas alguns exemplos de problemas encontrados, podendo gerar prejuízos diretos e indiretos na empresa.

Por isso, um planejamento trabalhista bem implementado, resulta em benefícios diretos e indiretos, sem, contudo, constituir em aumento de custos.

Além disso, é importante a empresa manter todos os documentos essenciais aos contrato de trabalho formalmente regularizados. E olha que são mais de 20 documentos indispensáveis ao registar um empregado formalmente.

Quais as vantagens da Auditoria Trabalhista?

As vantagens da auditoria são sentidas de imediato e não apenas no final do processo. É um trabalho que promove toda uma organização e melhoria nos procedimentos internos da empresa.

Há diversas vantagens da auditoria, mas vamos citar apenas algumas delas:

Conformidade com as regras e normas legais;

Criação de ferramentas e ações benéficas;

Autofiscalização da empresa;

Criação de boas práticas;

Definição de prioridades e plano de ação;

Treinamentos e palestras;

Motivação e engajamento dos colaboradores;

Aumento de produtividade;

Diminuição e prevenção do ajuizamento de ações trabalhistas;

Redução e prevenção de multas decorrentes da fiscalização dos órgãos públicos;

Melhoria da imagem da empresa;

Vale lembrar que a auditoria trabalhista defende interesses dos dois lados da organização: o empregador e o empregado.

Com a auditoria o empregado tem a segurança que não será prejudicado por falhas processuais/administrativas, garantindo seus direitos legais assim como a correta execução das rotinas trabalhistas.

Do lado do empregador, além de auxiliar na prevenção de problemas, seja com órgãos fiscais, ou com o ajuizamento de reclamatórias trabalhistas, a auditoria fornece à administração da empresa uma ampla visão dos fatos decorrentes de seus procedimentos operacionais e de gestão, além de garantir que todos procedimentos realizados estarão em conformidade com a lei.

Nesse contexto todo, as consultorias e auditorias trabalhistas desempenham um papel de fundamental importância identificando ainda, fraudes, procedimentos irregulares ou desaconselháveis, direcionando a empresa à adoção de métodos seguros e de retorno financeiro, corrigindo e prevenindo de eventuais dissabores.

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